Este artigo foi adaptado da nossa última edição impressa. | Read in English
Depois das fake news, das indicações surpresa e a ascenção de pessoas pouco conhecidas colocarem de cabeça para baixo a eleição presidencial e a transição, entender o Brasil não será fácil em 2019.
Isto é especialmente verdadeiro em relação ao novo presidente do país. Nos seus quase trinta anos de carreira política, Jair Bolsonaro foi uma figura pouco relevante que em 28 anos como parlamentar teve sómente dois projetos aprovados. Agora, como novo presidente do Brasil, para muitos ainda não está claro como será o governo do capitão reformado do exército. A quem ele ouve? O que ele quer fazer e o que ele poderá efetivamente fazer?
Na sua nova edição, a Americas Quarterly olha de perto o novo líder brasileiro, dos livros que ele lê às pessoas que o cercam. Buscamos ainda identificar o que ele quer realizar – e as figuras de oposição que estarão no seu caminho.
Na oposição poderá se destacar o grupo de mulheres negras que, inspiradas pela vereadora carioca assassinada Marielle Franco, decidiram entrar na vida política – e se elegeram. O grupo inclui Renata Souza, amiga de Franco e que foi entrevistada por AQ logo após ser eleita para a Assembléia Estadual do Rio de Janeiro.
A reportagem completa mostra as bases do que será um ano decisivo para o Brasil.