Politics, Business & Culture in the Americas

Os outsiders da America Latina

Reading Time: 2 minutesNesta edição da AQ, fazemos uma análise das eleições de 2018 na região — e explicamos por que nacionalistas anti-establishment estão subindo nas pesquisas de opinião.
Reading Time: 2 minutes

Bolsonaro: Marcus Leoni/Folhapress; Obrador: AP

Reading Time: 2 minutes

Este artigo foi adaptado da matéria impressa da AQ sobre transparência e as eleições de 2018.

Leer en español Read in English

Um deles é um mexicano da esquerda. O outro, um representante brasileiro da ultradireita. Eles são tão diferentes, que provavelmente prefeririam nunca aparecer lado a lado na nossa capa.

Mas Andrés Manuel López Obrador e Jair Bolsonaro têm algo significativo em comum: ambos são nacionalistas que fizeram do combate contra as elites corruptas seu principal grito de guerra. Isso pode ser uma fórmula vencedora em um ano em que dois a cada três latino-americanos elegerão um novo presidente, e a revolta dos eleitores em relação à corrupção nunca foi tão grande.

Brasileiros e colombianos, que votam para presidente em 2018, classificam a corrupção como o maior problema de seu país, de acordo com a última pesquisa realizada pela firma Latinobarómetro. Os mexicanos dizem que é um tema menos crítico que o crime e a violência — mas é mais importante que a economia. A corrupção não é nada novo na América Latina; o que é novo é o grau de atenção que ela tem atraído. As revelações do escândalo da Lava Jato, em particular, enfureceram milhões de pessoas em uma região onde os eleitores são muito mais propensos a ter um nível elevado de educação e ser contribuintes da classe média hoje do que eram 20 anos atrás. A tecnologia moderna e um Judiciário mais independente tornaram difícil ocultar atos ilícitos.

Diante dessa mudança histórica, muitas elites responderam com negação, indiferença — ou pior. A decisão do presidente brasileiro, Michel Temer, de oferecer o chamado “indulto de Natal” a condenados da Lava Jato foi apenas a mais recente tentativa de minar essa investigação. A prisão de um aliado do presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, em dezembro, serviu de lembrete aos eleitores da podridão dentro do partido. Embora alguns líderes empresariais reconheçam a necessidade de mudanças, o ritmo incessante de novos escândalos sugere que hábitos antigos são difíceis de eliminar.

Com cada novo insulto, a fúria dos eleitores aumenta — e os candidatos da oposição ganham força nas pesquisas. Bolsonaro é um apologista da ditadura, cuja autoproclamada conversão à economia de mercado ainda não convence muitos investidores. Mas as pesquisas sugerem que os eleitores poderiam ignorar seus pecados se o considerarem o único candidato “limpo” do Brasil. À esquerda, López Obrador, no México, e Gustavo Petro, na Colômbia, se eleitos, podem começar a fechar as portas de duas das economias mais abertas da América Latina.

Existe um caminho alternativo: a Reforma. Os candidatos mais moderados não devem ter medo de ofender os interesses daqueles que estão no poder e encampar uma luta pela transparência. Nesta edição, alguns dos maiores luminares do movimento de combate à corrupção da América Latina oferecem propostas, incluindo o juiz que liderou a Lava-Jato Sérgio Moro, a líder argentina dos esforços anticorrupção Laura Alonso e o ex-procurador-geral brasileiro Rodrigo Janot.

É difícil acreditar que, na era que produziu Donald Trump e o Brexit, as pessoas ainda possam ser complacentes ao apelo de nacionalistas que prometem “drenar o pântano”. Mas o tempo está se esgotando para os regimes estabelecidos da América Latina. Sem mudanças, o cenário político da região poderá ser radicalmente diferente no próximo ano.

  — Brian Winter, editor-chefe

ABOUT THE AUTHOR

Reading Time: 2 minutes

Winter is the editor-in-chief of Americas Quarterly and a seasoned analyst of Latin American politics, with more than 20 years following the region’s ups and downs.

Follow Brian Winter:   LinkedIn   |    Facebook   |    X/Twitter
Like what you've read? Subscribe to AQ for more.
Any opinions expressed in this piece do not necessarily reflect those of Americas Quarterly or its publishers.
Sign up for our free newsletter