Politics, Business & Culture in the Americas

PAINEL VIRTUAL: Como lideranças regionais estão protegendo a Amazônia

No dia 10 de junho, autoridades brasileiras debateram sobre iniciativas para promover a conservação e o desenvolvimento sustentável.
Reading Time: 2 minutes

To read in English click here.

Alguns dos governantes e líderes locais mais proeminentes do Brasil na liderança da luta pela conservação da floresta e o desenvolvimento sustentável, participaram deste evento. O Governor do Maranhão Flávio Dino anunciou que o Consórcio dos Governadores da Amazônia Legal vai lançar um Plano de Recuperação Verde de 1,5 bilhões de reais para fortalecer a economia verde. O Governador explicou que não é possível ter uma agenda ambiental completamente separada da realidade das pessoas e da vida cotidiana delas. Segundo o Governador, o Consórcio quer transformar os compromissos assumidos no Plano de Recuperação Verde numa plataforma de oportunidades para as comunidades da região. 

O Prefeito Edmilson Rodrigues, de Belém, frisou a extensão e a diversidade da Amazônia, e observou que se a região fosse um país, seria um dos maiores do mundo. O prefeito explicou que não há futuro para a Amazônia sem considerar a justiça social e os direitos das pessoas que moram lá. Rodrigues ressaltou ainda que a Amazônia tem uma grande variedade social, com muitos grupos étnicos e realidades distintas. 

Tatiana Schor, Secretária Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas, disse que precisamos de uma economia que mantenha a floresta em pé, “mas se a gente só considerar a floresta e não pensar no desenvolvimento, ninguém vai poder morar lá.” Ela frisou que há um grande número de pesquisas científicas em andamento localmente, que são pouco divulgadas, mas que podem contribuir muito.

Clique no vídeo para assistir a conversa completa. Esse evento é parte do lançamento da edição da revista AQ sobre o desenvolvimento sustentável na Amazônia e foi promovido por:

Este evento se realizou no dia 10 de junho às 11:00 Brasília.

Participantes:

  • Flávio Dino, Governador do Maranhão @FlavioDino
  • Edmilson Rodrigues, Prefeito de Belém @EdmilsonPSOL
  • Tatiana Schor, Secretária Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas 
  • Cecilia Tornaghi, Chefe de Redação, Americas Quarterly @ctornaghi (moderadora)



Tags: Amazon, Brazil, Events, The Amazon Issue
Like what you've read? Subscribe to AQ for more.
Any opinions expressed in this piece do not necessarily reflect those of Americas Quarterly or its publishers.
Sign up for our free newsletter