Politics, Business & Culture in the Americas

Novo na AQ: Uruguai, A história imperfeita de sucesso da América Latina

O Uruguai construiu uma das democracias mais fortes do mundo, apesar de suas falhas. Nesta edição, exploramos as muitas lições que o país oferece.
Reading Time: 2 minutes

Esse artigo foi adaptado da reportagem especial da AQ sobre o Uruguai | Read in English | Leer en español

O Uruguai tem tido tanto sucesso nos últimos anos que é tentador descartá-lo como um caso atípico — um país pequeno demais e com características tão únicas que reproduzir suas ideias em outros lugares se torna inviável. Ele é, em muitos aspectos, o país economicamente mais próspero, menos corrupto e com a democracia mais forte da América Latina. Seu PIB pode crescer mais de 3% este ano, o dobro da média regional. E o Uruguai está livre dos protestos e da instabilidade política que abalam outros países, como Brasil e Peru.

De fato, a história do Uruguai é mais similar à de seus pares regionais do que muitos imaginam, escreve o editor-chefe da AQ, Brian Winter, que passou uma semana em Montevidéu produzindo a reportagem de capa desta edição. Há apenas 20 anos, o índice de pobreza do país era de 40% (em comparação com 7% hoje), e sua política estava estraçalhada, após uma grave crise econômica. A democracia só voltou em 1985, após um período de guerrilhas violentas e um regime militar opressor. As conquistas de hoje não são obras de nenhum líder ou ideologia, mas um esforço coletivo ao longo de muitos anos.

Portanto, há muito que não só o resto da América Latina, mas o mundo todo, podem aprender com a relativa prosperidade do Uruguai. A principal lição: ter uma rede de segurança social robusta, como a do Uruguai, pode de fato fortalecer o capitalismo ao dar aos cidadãos um nível mínimo de segurança, tornando-os menos propensos a atacar o sistema ou eleger líderes populistas. Os fortes partidos políticos do Uruguai estão integrados à sociedade e têm ideias consistentes, em vez de serem meros veículos para líderes centralizadores.

É claro que o Uruguai não é perfeito: o país também enfrenta desafios, incluindo uma onda de crimes bastante assustadora, uma alta taxa de evasão escolar e um escândalo de corrupção recente. O ritmo de vida e a política podem ser frustrantes —  as reformas geralmente levam anos para entrar em vigor. Mas “o que pode parecer lento de fora costuma ser uma busca democrática por diálogo e consenso”, explica Yamandú Orsi, um prefeito uruguaio proeminente. Dado o que está acontecendo em outros lugares do mundo hoje, ser previsível e até um pouco tedioso parece um bom problema de se ter.

Tags: Uruguay
Like what you've read? Subscribe to AQ for more.
Any opinions expressed in this piece do not necessarily reflect those of Americas Quarterly or its publishers.
Sign up for our free newsletter